Para algumas pessoas, a contracepção está atrelada a métodos hormonais, mas há cada dia, mais pessoas buscam opções sem hormônios que podem atender a diversos públicos de várias formas.
Antes de escolher um método contraceptivo, é relevante lembrar que todos possuem taxas de falha, mas, entre os métodos disponíveis, alguns possuem menos impacto e mais segurança.
Entre as opções, temos os DIUs de cobre e cobre com prata que podem ser inseridos no consultório, são eficazes e com duração de 3, 5 e 10 anos. Nas versões não hormonais do DIU, a contracepção ocorre por mudanças que o cobre causa no útero e na composição do muco cervical, sem influenciar nos hormônios. Por conta disso, não há alteração na libido, ganho de peso e não são sentidos durante a penetração vaginal.
Quando o tema é a libido feminina, os métodos contraceptivos hormonais podem impactar significativamente, enquanto para as usuárias de métodos como os DIUs não hormonais, não observamos mudanças ou alterações, isso porque não existe efeito hormonal e nem corporal que possa impactar.
Em segundo plano, saber que está utilizando um método seguro de longa duração pode mudar muito o relacionamento, dando mais segurança e menos receio, para muitas pessoas o medo de uma gestação não planejada pode e afeta a libido.
Não existem prescrições mágicas quando estamos falando de libido feminina, pois ela é repleta de detalhes e particularidades, mas saber que o corpo pode viver momentos de prazer e desejo sem culpas e dúvidas, pode possibilitar entregas e liberdades maiores, até momentos de muita intimidade e prazer sem culpa.
Na hora de escolher um método contraceptivo, tudo tem que estar na balança, incluindo a segurança que ele possui e a segurança que ele te passa, jamais tenha um método que não te dê esses dois itens, pense que hoje, com informação e métodos corretos, as falhas contraceptivas são muito menores e podem trazer muito mais liberdade sem depender do outro.
Dra. Larissa Cassiano
Ginecologista e Obstetra - CRM 156886 | RQE 65997