O Papanicolau, hoje chamado de citologia cervico vaginal, é um exame muito antigo para rastreamento do Câncer de Colo de Útero (muito prevalente em mulheres jovens), infecções vaginais e outras alterações. Por essa razão, é preferível que se realize a coleta deste exame 1 vez ao ano.
Ele consiste na avaliação da secreção vaginal colhida na consulta ginecológica e analisada em laboratório. A coleta é simples, indolor e realizada em qualquer idade, mas preferivelmente a partir dos 20 anos e do início da vida sexual.
O médico analisa as células obtidas nesta coleta para encontrar células alteradas, provenientes da descamação da vagina e do colo do útero. Estas células são consideradas com alterações quando o formato, tamanho e características são diferentes da normalidade.
O resultado alterado do Papanicolau pode ser decorrente de infecções, inflamações ou atrofia vaginal (comum na menopausa). Quando o resultado é positivo para alguma anormalidade, o tratamento depende da alteração encontrada nestas células. Nestes casos, é fundamental o acompanhamento do ginecologista para que ocorra a solicitação de exames adicionais.
Portanto, todas as mulheres elegíveis para a coleta, devem fazer o Papanicolau regularmente e realizar o acompanhamento com seu médico ginecologista.
Dra. Paula Marcovici
Ginecologista e Obstetra | CRM 50070-SP