
A trombose é uma condição médica caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma veia ou artéria, que pode interromper ou restringir o fluxo de sangue.
Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento de trombose como imobilidade prolongada, obesidade, tabagismo, cirurgias, gravidez e uso de anticoncepcionais orais combinados por quem tem fatores de risco.
É fundamental ressaltar que a ocorrência de trombose relacionada ao uso de contraceptivos hormonais embora seja um efeito colateral potencial, o risco absoluto é baixo, especialmente quando comparado aos benefícios da contracepção para prevenir gravidezes indesejadas e os riscos associados à gravidez em si.
O hormônio causador desse efeito é chamado estrogênio, ele pode aumentar o risco de trombose em algumas mulheres, principalmente aquelas que já têm outros fatores de risco.
Os métodos contraceptivos que podem ser usados por quem teve trombose são aqueles livres do hormônio estrogênio como DIU de cobre, DIU hormonal, Implanon, injetável trimestral e pílula apenas de progesterona. É importante ressaltar que cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico especialista e assim ser escolhido o método contraceptivo mais indicado para cada pessoa.

Dra. Bárbara Giesinger
Ginecologista - CRM 196030